quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

ARCa 07


E como não podemos tar parados muito tempo, lá fomos nós, no dia 17, rumo a Castelo Branco, pa participarmos no ARCa - Actividade Regional de Caminheiros.

Eramos 4.

Chegando a CB, ficámos à espera do pessoal. Já em actividade, fomos para o comboio com destino para algures (porque não sabiamos onde iriamos parar).
Chegamos a Penamacor.
Durante a tarde de dia 17 fomos recebendo mensagens sobre a história de um cavaleiro, fomos divididos em equipas e, cada um de nós, começou a construção do seu próprio elmo. Mais à tarde fomos para a Biblioteca fazer ateliers com crianças: máscaras de gesso, bolas de malabarismo, diablos, swings, kiwidos, moldagem de balões... Foi uma experiência engraçada.
Já ia a tarde no fim quando fomos até à Camara Municipal visitar uma exposição de caricaturas e de seguida fomos fazer uma visita guiada pelo museu de Penamacor.
De noite, apresentamo-nos uns aos outros e tomamos a ceia regional.

No domingo de manhã, continuamos a construção do nosso elmo e de seguida fomos até a vila de Penamacor assistir e animar a Eucaristia.
De tarde, partimos para um hike em equipa desde Penamacor até à localidade de Aranhas (eh eh).
Podemos observar a beleza natural da zona, bastante diferente do nosso Alentejo.
A caminhada serviu para nos conhecermos melhor e para nos envolvermos bastante na mística da actividade.
Em Aranhas, ficamos numa casa, e de noite , fizemos uma caça ao tesouro pelos 5 quartos da casa, neste caso, uma caça à mensagem. Sim, porque fomos, um a um, apenas com a luz de uma mini-vela, a cada um dos quartos à procura da mensagem.

Na segunda feira, vimos e alguns de nós poderam exprimentar fazer queijo de mistura (cabra e de ovelha), vimos fazer pão, fomos visitar um tear, ouvimos duas senhoras que fazem parte do Rancho Folclorico de Aranhas cantaram e tocarem adufe. Depois fomos até a casa de um tio-avô de alguém, que faz umas boas bebidas.
Provamos Tiborna (axo q é algo parecido com isto) que é pão com azeite e açucar. (a minha mãe diz que aqui pelo Alentejo isso tb é minimamente conhecido, mas prontos, eu sou inculta).
Depois descemos até aos limites da localidade para tirarmos uma foto de grupo juntamente com a placa a dizer "Freguesia de Aranhas".
De noite cada equipa fez uma apresentação de umas quantas mensagens. Para no fim todos ficarmos a entender a historia do cavaleiro.

Terça feira, fica apenas a limpeza e a despedida.
~
Foram 350km q axo que valeram a pena. É sempre bom sair da nossa região, ter com pessoas que têm a mesma sede por caminheirismo que nós e que mantenham o sorriso no rosto sempre.
Foi bom conhecer todas essas magnificas pessoas de PCB.
O Clã do 581 tem sempre as portas abertas para vós.
Obrigada por mais uma inesquecivel actividade.

Canhota * Bia
PS: Em breve, mais fotos

7 comentários:

Rover_dedicado disse...

Tiveram o privilégio, não possível a todos, de participar numa actividade com o grande clã regional de PCB e organizada pela grande EA regional que temos =)

Pronto faltava dizer que o pessoal de Alferrarede vos foi cumprimentar na estação...mas já tamos habituados ao desprezo =X

Quanto à actividade foi 5* e pode ser que um dia voltem cá (ou então não lol)...

Grande canhota po Nélson, pa Vânia e pa Rafaela...

(e um beijo pa Bia...loool)

A.G. disse...

Ai que inveja... ler a tua msg do blog dá-me ainda mais pena de nao ter estado lá... e se se mantiver sempre a data(ou seja no carnaval) vai ser impossivel ir a esta actividade, pelo menos enquanto trabalhar neste jornal... bem como nao se pode ter tudo...
mas pode ser que um dia eu consiga ir a esta actividade... mesmo porque gostava de conhecer o pessoal de PCB...
Bjokas e canhotas para todos*

*Tartaruga

Anónimo disse...

Bem, só posso dizer que foi uma actividade 5 estrelas...

E que adorei conhecer cada um de voces...

Como disse o Bruno tiveram oportunidade de participar numa actividade do Clã PCB, e esperemso que possam vir a participar em mais..

Beijo grande para todos...

Anónimo disse...

Tens razão quando dizes que a actividade foi muito boa, e eu concordo plenamente contigo nesse ponto. A Equipa de Animação estava muito bem organizada e aplicou-se bastante na mística desta actividade. Até hoje, de todas as que fui (que foram muitas), está entre as melhores.
Mas acho que faltam alguns pormenores na tua história. Por exemplo, falta-te referir que naquela manhã em que se tiveram a fazer queijos e pão houve quem tivesse estado a dormir nos sacos-cama. A história está muito bonitinha, mas também não falaste nos objectos escutistas que alguns membros do vosso clã "levaram" para casa sem serem pagos.
Acho que, estando a participar numa actividade que não é vossa, deveriam ter mais preocupação com a imagem que transmitem em 1º lugar da vossa região, depois do vosso agrupamento, do vosso clã e até de vocês como pessoas e como escuteiros.

Bem, da minha parte acho que o balanço da actividade é bastante positivo, ficando apenas prejudicada em parte pela vossa "menos boa" participação como escuteiros.

Mas espero que voltem a uma actividade das nossas, pois da próxima vez não se vão embora sem pagar o que levam nos bolsos...

P.S.-Apesar de não ter tido nenhuma atitude negativa e algumas até bastantes positivas, o Nélson está a pagar também por tudo aquilo de "menos positivo" que vocês fizeram, pois ele faz parte de um todo, o Clã Luís Vaz de Camões. Desculpa, pois não acho que mereças ouvir qualquer um destes comentários...

Anónimo disse...

Olá a quem quer que sejas.
Tenho de responder por aqui, visto que o comentário é anónimo!
É obvio que não discordo disso, aliás, estaria a ser completamente insensato da minha parte se o fizesse.

Tal como percebeste, assinei o post em meu nome, não em nome do Clã, não em nome dos 4 participantes do ARCa.(É certo e sabido que deveria falar em nome da equipa participante pois tal como indica o nome equipa, isso fere-nos a todos). Mas não, prefiro falar em meu nome, preferi relatar a actividade pelos mais variados assuntos. Pois, se perderes um bocadinho do teu tempo e leres um pouco do Blog, é perceptivel que houve momentos em que eu o tornei quase como num desabafo pessoal em relação à IV.

Quanto "ao levar sem pagar", escreveres aqui ou em qualquer outro lado, é igual pois, do Clã do 581, eu sou a unica por aqui e acredita, que mesmo que eu amanhã lhes fale do assunto, é a mesma coisa que não ter falado.
(Não quero, de maneira nenhuma, fazer-me de inocente, mas percebi que a boca não foi pra mim).

Agora em relação à "participação menos boa": acredita que estamos a melhorar.

Pronto, eu concordo com isso tudo e mais alguma coisa.
Concordo com a "má" imagem do Clã deixada em PCB, tenho plena consciência disso. (Infelizmente acho que sou a única).

Mas, como isso tambem me afecta pessoalmente, não queria deixar sem resposta.

Beijinho *

Anónimo disse...

Se todos estes comments forem verdadeiros, o agrupamento 581 mostra uma imagem da região , do agrupamento e do clã tão boa, que s.f.f.
Nem digam que são da região de Beja...

Canhotas

P.s.: É pena é que nem todos tenham a culpa do que se passou...

Beatriz disse...

Apesar de eu saber quem escreveu.

Tenham dó.

Assinem os comments.

Bia *