quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

S. Paulo, Caminhar para Damasco


Decorreu, no ultimo fim-de-semana mais uma actividade na Região de Beja. Desta vez, dedicada à IV: o S. Paulo, que teve como tema a conversão de S. Paulo.
Junto a paisagens magníficas, em pleno litoral alentejano, juntaram-se uns quantos caminheiros de Beja, e ainda alguns convidados, mais concretamente do Algarve e de Viseu.
A mística e a simbologia que advém do tema da conversão, estava toda presente na actividade que consistiu numa caminhada nocturna e diurna, onde deu para apreciar a beleza do sudoeste alentejano e para nos envolvermos no tema (aqueles que estiveram dispostos a fazê-lo), os textos que nos foram lindos estavam magnificos, principalmente o da chegada a "Roma" (malta, afinal todos os caminhos vão mesmo dar a Roma :D).
É pena que, no final, apenas 3 dos participantes podessem contar as suas aventuras e a maneira de como estavam cansados e todas as trocas e baldrocas que por lá haviam.
Houve também um forum Caminheiro, onde se discutiram vários assuntos sobre o papel da IV no CNE.
O ponto alto foi, sem dúvida, o fogo de reflexão, estava espantoso. Sem palavras, mesmo! (É pa continuar povo!)
Durante a Eucaristia, podemos assistir às investiduras dos três eternos caminheiros, do lençinho verde já nao passam, filhos! =)
Pessoalmente, esta actividade serviu para compreender melhor o caminheirismo e a dimensão da fé e, cada vez mais, me sinto como uma verdadeira caminheira, embora saiba que o caminho a percorrer ainda é grande e com muitas pedrinhas.
Desta actividade, levo a partilha, a inter-ajuda, o crescimento, o acreditar, a força de querer ver o que está para lá da montanha, a certeza de que aqueles que nos rodeiam por vezes não são aqueles que tão sempre lá... E tantas, tantas outras coisas que não se escrevem, que se sentem. Tantas outras trocas, recordações, gestos, momentos, que se forem escritos se perdem. Tantas outras coisas que apenas se sentem. Tantas coisas que são só minhas.
Porque isto é ser Escuteiro: é aprender, é dar, é inexplicavelmente aplicar actos às nossas vidas.
Foi um S. Paulo profundo, sentido.
E contem comigo para todos, porque mesmo que cegue, ainda irei conseguir ver o que está para lá.

Os sonhos, os desejos...

Canhota *
Beatriz
:)

Sem comentários: